No dia 29 de outubro de 1981 era lançado Bedsitter, single do álbum Non-Stop Erotic Cabaret da banda Soft Cell. Você confere essa e outras faixas do Soft Cell na programação da FWR.radio.
Bedsitter é feito do mesmo tecido que Tainted Love: produção esparsa, destacando as linhas de sintetizador simples e repetitivas, o vocal expressivo e o gancho quase burlesco dando início ao verso. Ball entendia a estrutura e o apelo da dança, enquanto Almond entendia o grunge por trás do brilho, o desespero por trás da fachada brilhante do novo clube londrino.
O cenário é simples, como The London Boys de David Bowie: um jovem está sozinho na cidade grande, vivendo a vida de um clube. À deriva da família, sem amigos e sem relacionamentos, ele acorda no domingo de manhã com uma crise existencial, uma vaga quase aniquiladora: “Acho que é hora de fazer uma refeição/Para preencher o vazio que sinto/Gastei meu dinheiro saindo/Não tenho nada dentro".
Lançado em novembro de 1981, Bedsitter alcançou a 4ª posição naquele Natal; o nº 1 foi a Human League com seu grande sucesso, Don't You Want Me. A versão single foi incluída no primeiro álbum clássico da Soft Cell, Non-Stop Erotic Cabaret, que continuou a dualidade terna/perversa do grupo, especialmente na transição entre Youth e Sex Dwarf.
Bedsitter continua sendo um dos maiores singles daquela década ainda muito incompreendida, os anos 1980, até porque seu clímax niilista captura um pouco da ressaca desesperada daquela época.