No dia 30 de outubro de 1984 era lançado Born In The U.S.A., single do álbum de mesmo nome de Bruce Springsteen. Você confere essa e outras faixas do Bruce Springsteen na programação da FWR.radio.
A canção aborda os efeitos nocivos da Guerra do Vietnã sobre os americanos e o tratamento dos veteranos do Vietnã em seu retorno para casa. É uma resposta irônica à indiferença e hostilidade com que os veteranos do Vietnã foram recebidos.
A música foi escrita em 1981 como a canção-título de um filme que Paul Schrader estava pensando em fazer e que Springsteen estava considerando estrelar. Springsteen agradece a Schrader nas notas do encarte do álbum.
A campanha presidencial de 1984 estava em pleno andamento na época, e o colunista conservador George Will tinha conexões com a organização de reeleição do presidente Ronald Reagan. Will pensou que Springsteen poderia endossar Reagan (sem saber que Springsteen não o apoiava). Sua equipe fez perguntas à administração de Springsteen, que foram polidamente rejeitadas.
Um dos singles mais conhecidos de Springsteen, a Rolling Stone classificou a música em 275º em sua lista das "500 melhores músicas de todos os tempos" e, em 2001, o Songs of the Century da RIAA colocou a música em 59º (de 365).
Born in the U.S.A alcançou a posição #9 nas paradas de singles da Billboard Hot 100 em janeiro de 1985. Foi o terceiro de um recorde de sete singles de sucesso Top 10 a ser lançado do álbum Born in the U.S.A. Além disso, ficou no top 10 da parada Rock Tracks da Billboard.
O single foi certificado Ouro pela RIAA em 23 de julho de 1999, e adicionalmente, vendeu mais de um milhão de cópias digitais nos EUA em julho de 2016, após estar disponível para download. A canção também foi um sucesso no Reino Unido, alcançando a posição #5 na UK Singles Chart.