Colm Ó Cíosóig (My Bloody Valentine) - 31 de outubro de 1964
Músicos / Artistas
Publicado em 31/10/2024

Colm Ó Cíosóig é outro aniversariante do dia. Nascido dia 31 de outubro de 1964, Colm Ó Cíosóig é o baterista e integrante fundador da banda My Bloody Valentine. Você confere as faixas do My Bloody Valentine na programação da FWR.

Formado em 1983, o My Bloody Valentine passou por algumas mudanças na formação antes de criar um som característico que se tornou conhecido pela imprensa musical como "shoegazing" no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Junto com o trabalho de guitarra de Kevin Shields e os vocais etéreos de Bilinda Butcher, a bateria energética e pesada de Ó Cíosóig se tornou um elemento chave do som da banda.

Ó Cíosóig coescreveu canções para My Bloody Valentine e contribuiu com a produção de muitos de seus lançamentos. Touched foi feita exclusivamente por ele.

Durante o hiato do MBV, do início dos anos 1990 em diante, Ó Cíosóig foi prolífico com várias colaborações musicais e participações especiais.

Seu trabalho mais conhecido é com o Hope Sandoval & the Warm Inventions. Ó Cíosóig coescreveu, produziu e tocou vários instrumentos nos dois álbuns lançados. Ele também fez turnê com a banda de Sandoval, Mazzy Star, em 2012.

Ó Cíosóig foi creditado com "Editor Digital" no álbum de estreia da banda Laika, Silver Apples of the Moon. Ele formou a banda Clear Spot com o baixista do Stereolab, Simon Johns. Eles lançaram um single de vinil de 7", Moonman Bop.

Em 2005, ele, junto com Shields e Sandoval, contribuíram para o álbum de estreia do Le Volume Courbe e foi músico convidado no lançamento de 2007 da Film School, Hideout.

Ó Cíosóig também gravou canções para The Tigerbeat, banda que apresenta sua irmã, Fionnuala.

Em novembro de 2007, ele reassumiu seu papel em My Bloody Valentine junto com Kevin Shields, Debbie Googe e Bilinda Kutcher.

 

Comentários