No dia 31 de outubro de 1986 era lançado Pearls of Passion, primeiro álbum de estúdio da dupla sueca Roxette. Você confere as faixas do Roxette na programação da FWR.
O álbum de estreia do Roxette é um retrato de uma banda em seus estágios de formação. Tanto Per Gessle quanto Marie Fredriksson já haviam buscado carreiras solo em sua terra natal. Suécia, e Pearls of Passion foi a tentativa da banda de alcançar o estrelato internacional.
O disco foi precedido no verão por um single pop chamado Everlasting Love, que se tornou o primeiro hit genuíno da banda, pelo menos na Suécia.
Quando o álbum foi lançado, as coisas eram praticamente as mesmas; enquanto o álbum foi um sucesso na Suécia, o resto do mundo não prestou muita atenção. E ouvindo o álbum, não é tão difícil dizer por quê: nada aqui é ruim, mas faltam quase todos os elementos que fizeram álbuns como Joyride e Look Sharp em grandes sucessos poucos anos depois.
As qualidades mais intrigantes do Roxette são que eles são uma banda pop que pode fazer rock e que Gessle é um compositor de primeira que quase nunca produz uma melodia ruim. Aqui, no entanto, há muito material seco e muito dance-pop. Suas guitarras corajosas, sua marca registrada, estão completamente ausentes, e o que resulta são realmente apenas três grandes canções: Soul Deep (que mais tarde foi regravada para Joyride), Everlasting Love e a magnífica Secrets That She Keeps. O restante, no entanto, é de interesse significativo apenas para fãs fervorosos.