Em novembro de 1985 era lançado Russians, single do álbum The Dream of the Blue Turtles do Sting. Você confere essa e outras faixas do Sting na programação da FWR.radio.
A música é um comentário e apelo que critica a então dominante política externa da Guerra Fria e a doutrina de destruição mútua assegurada (MAD) pelos Estados Unidos e a então existente União Soviética.
Em 2010, Sting explicou que a música foi inspirada ao assistir à TV soviética por meio do receptor de satélite do inventor Ken Schaffer na Universidade de Columbia: "Tive um amigo na universidade que inventou uma maneira de roubar o sinal do satélite da TV russa. Bebíamos algumas cervejas e subíamos uma pequena escada para assistir à televisão russa ... Naquela hora da noite, só recebíamos programas para crianças. Fiquei impressionado com o cuidado e atenção que deram aos programas de seus filhos. Lamento que nossos atuais inimigos não tenham a mesma ética".
Sting cantou a música no Grammy Awards de 1986. Sua apresentação da música foi lançada no álbum de 1994 do Grammy's Greatest Moments Volume I.
A canção usa o tema do romance Lieutenant Kijé do compositor russo Sergei Prokofiev, e sua introdução inclui um trecho do programa de notícias soviético Vremya no qual o famoso apresentador de notícias soviético Igor Kirillov diz em russo: "O Primeiro-Ministro britânico descreveu as conversações com o chefe da delegação, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, como uma troca de opiniões construtivas, realistas, práticas e amigáveis", referindo-se ao encontro de Mikhail Gorbachev e Margaret Thatcher em 1984. O líder soviético na época era Konstantin Chernenko.