No dia 2 de novembro de 1981 era lançado Suffer the Children, single do álbum The Hurting do Tears for Fears. Você confere as faixas do Tears for Fears na programação da FWR.
Escrito e cantado por Roland Orzabal, foi o primeiro lançamento da banda, gravado logo após a separação de Orzabal da banda anterior, Graduate. O single original foi produzido por David Lord e gravado em suas próprias instalações, no Crescent Studios em Bath, Inglaterra.
A música acabou sendo regravada para inclusão no LP de estreia do Tears for Fears, The Hurting (1983), desta vez produzido por Chris Hughes e Ross Cullum.
Junto com Pale Shelter, Suffer the Children foi uma das duas músicas demo que rendeu ao Tears for Fears seu primeiro contrato de gravação com a Phonogram em 1981.
"Suffer the Children foi a primeira música que tocamos juntos quando deixamos a Graduate. Foi nossa primeira experiência com sequenciadores e baterias eletrônicas, com um cara chamado David Lord, que trabalhava com Peter Gabriel e várias pessoas. Então, essa foi na verdade a primeira música que fizemos como Tears For Fears", Curt Smith.
O título da música lembra uma passagem do livro bíblico de Mateus (19:14), em que Jesus Cristo ensina sobre a inocência das crianças. De acordo com Orzabal: "Éramos muito bons nisso na época, realmente pensávamos que as crianças nasciam inocentes, boas e sagradas...Quando você tem seus próprios filhos, percebe como é difícil. Mas é esse tipo de coisa, dizendo: olhe o que você está fazendo com seu filho.", Roland Orzabal.