The Damned - Machine Gun Etiquette - 2 de novembro de 1979
Álbuns / Singles
Publicado em 02/11/2024

No dia 2 de novembro de 1979 era lançado Machine Gun Etiquette, terceiro álbum do The Damned. Você confere as faixas do The Damned na programação da FWR.

Reunindo forças sem Brian James, que seguiu seus próprios interesses (apenas se juntando à banda novamente para um show de "despedida" do final dos anos 80), os três restantes trouxeram o jovem veterano do Saints, Ward, no baixo. Isso provou ser muito melhor do que o esperado; enquanto os singles acabavam nas paradas, o próprio Machine Gun Etiquette foi merecidamente saudado como outro clássico da banda.

Com o tempo, sua reputação cresceu e se igualou ao Damned Damned Damned; embora não menos forte do que esse álbum, o Damned aqui traz uma ampla variedade de toques e influências para criar um álbum que a maioria de seus contemporâneos nunca poderia ter chegado.

A maneira perversa do grupo em relação ao punk espirituoso não diminuiu nem um pouco; a faixa de abertura, Love Song, é uma trasheira hilária de clichês românticos que mal dura dois minutos, enquanto Noise, Noise, Noise e Liar funcionam na mesma linha geral. Estes, no entanto, apenas arranham a superfície. Melody Lee, escrita por Captain para um personagem de quadrinhos favorito, enquanto a angústia comemorativa de I Just Can't Be Happy Today tem os teclados à la Electric Prunes.

Outros destaques incluem Plan 9 Channel 7, um épico sobre James Dean e Vampira com um vocal fantástico de Vanian; o alegre caos de These Hands (pertencente a um palhaço de circo assassino, com música de carnaval apropriada, é claro); e um ótimo rascunho de Looking at You do MC5.

O melhor momento foi guardado para o final, no entanto: Smash It Up, um número de duas partes dividido entre um tributo instrumental comovente ao apoiador de longa data e herói de Captain, Marc Bolan.

 

Comentários