Cabaret Voltaire - Micro-Phonies - 2 de novembro de 1984
Álbuns / Singles
Publicado em 02/11/2024

Em novembro de 1984 era lançado Micro-Phonies, sexto álbum da banda Cabaret Voltaire. Você confere as faixas do Cabaret Voltaire na programação da FWR.

O álbum foi o hit mais mainstream do grupo até então, com os singles Sensoria e James Brown ganhando popularidade, principalmente o primeiro, devido ao videoclipe transmitido pela MTV.

Seguindo perfeitamente a combinação agressiva de art/funk/electro de The Crackdown, Micro-Phonies mostra a dupla levando essa combinação a um nível mais forte. Tendo inventado o lado sombrio e obscuro da experimentação industrial, aqui o Cabaret Voltaire faz sua afirmação igualmente justificada de dar o pontapé inicial total na trituração "beat-heavy", como a gravadora Wax Trax! iria prosseguir logo em seguida.

DAF e o coletivo On-U Sound merecem a mesma atenção por isso, mas o perfil relativamente mais alto dos Cabs no esquema cultural inglês/americano fez deles os arautos.

O álbum soa tão forte hoje quanto no dia de seu lançamento. As faixas mais notáveis de Micro-Phonies são apropriadamente funky, como James Brown e a envolvente Sensoria. The Operative é outro destaque, a fala/canto discreta de Mallinder se movendo ao lado do ritmo nítido, mas não opressor, baixo funk controlado e guitarra e toques de dub melódico esgueirando-se pela mixagem. Outras dicas das influências dub que a banda sempre adotou aparecem em canções como Digital Rasta.

Ao longo do álbum, Mallinder submerge seus vocais ao invés de chamar a atenção para eles.

O vídeo de Sensoria atraiu alta frequência na MTV e foi eleito o Melhor Vídeo do Ano pelo Los Angeles Times em 1985, posteriormente foi adquirido pelo Museu de Arte Moderna de Nova York.

Um pôster do álbum está visível na parede do Ferris Bueller no filme Curtindo a Vida Adoidado de John Hughes.

 

Comentários