Spandau Ballet - To Cut a Long Story Short - 3 de novembro de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 04/11/2024

No dia 3 de novembro de 1980, era lançado To Cut a Long Story Short, single do álbum Journeys to Glory do Spandau Ballet. Você confere as faixas do Spandau Ballet na programação da FWR.

Foi o primeiro single da banda e alcançou a posição 5 na UK Singles Chart.

O synthpop picante do primeiro single do Spandau Ballet, To Cut a Long Story Short, deve mais aos gostos aparentemente não comerciais do início do Orchestral Manoeuvres in the Dark, do que aos sucessos pop suaves e emocionantes que transformaram os integrantes da banda em megastars em um ano.

Construída com não muito mais do que um som de sintetizador sujo e com overdrive e uma batida forte como a de Gary Glitter sob os tiques vocais de Tony Hadley, To Cut a Long Story Short é quase minimalista, mas tem uma qualidade infecciosa que a liga ao tipo de maravilhas do glam rock que sem dúvida ajudou a inspirar o futuro Spandau.

Especula-se que a música é sobre um veterano, talvez do Vietnã, que foi recrutado e sofre de PTSD (transtorno mental que pode se desenvolver depois que uma pessoa é exposta a um evento traumático); as letras são contadas do ponto de vista do homem como um garoto sendo convocado, como ele não obtém respostas sobre por que ele deve se juntar à guerra. To Cut a Long Story Short foi a inspiração de Vince Clarke para escrever Just Can't Get Enough do Depeche Mode;

Se o grupo nunca tivesse avançado muito, isso provavelmente seria considerado um pequeno clássico perdido do início dos anos 80 do Reino Unido. Do jeito que está, é tão diferente dos sucessos maiores e posteriores do Spandau Ballet que foi injustamente esquecido.

 

Comentários