No dia 3 de novembro de 1997 era lançado [FLA]vour of the Weak, nono álbum de estúdio do Front Line Assembly. Você confere as faixas do Front Line Assembly na programação da FWR.
O disco é o primeiro da banda a apresentar Chris Peterson, que já havia participado das turnês de Caustic Grip e Tactical Neural Implant com o Front Line Assembly, mas nunca fez parte do processo criativo. Ele também se juntou a Rhys Fulber na banda Will. Após a saída de Fulber, o líder da banda, Bill Leeb, pediu a Peterson para se juntar à Front Line Assembly.
O estilo é um distanciamento dos lançamentos anteriores do catálogo do FLA, um som mais techno no espírito da cena electro da época: a assinatura beat-heavy do grupo começou a tomar notas pesadas de estilos como IDM e Breakbeat.
A faixa Sado-Masochist usa samples de uma entrevista com Eazy-E do grupo de hip hop NWA, enquanto Comatose e Predator, bem como o lado B, Oblivion, contém samples do filme terror americano de 1996 Hellraiser: Bloodline.
O álbum foi recebido com críticas e baixas vendas com base em sua nova direção musical. Uma turnê de suporte e planos de vídeo promocional foram engavetados, a banda trouxe Greg Reely para refazer seu próprio material, que o levou ao álbum de remixes Re-Wind 9 meses depois.