David Bowie - The Man Who Sold the World - 4 de novembro de 1970
Álbuns / Singles
Publicado em 04/11/2024

No dia 4 de novembro de 1970, era lançado The Man Who Sold the World, terceiro álbum de David Bowie. Você confere as faixas do David Bowie na programação da FWR.

Seguindo o som acústico e folk rock do álbum homônimo anterior de Bowie, de 1969, The Man Who Sold the World marcou uma mudança em direção ao hard rock, com elementos de blues rock.

As letras também são mais sombrias do que seus lançamentos anteriores, explorando temas de insanidade, religião, tecnologia e guerra. Nenhuma das canções do álbum foi lançada como single oficial, embora algumas faixas tenham aparecido como B-sides para singles entre 1970 e 1973.

Originalmente chamado Metrobolist, uma peça do filme Metropolis de Fritz Lang de 1927, o título foi alterado no último minuto pela Mercury Records sem a consulta de Bowie.

O álbum foi lançado com diferentes capas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Para o lançamento nos Estados Unidos, a arte era um desenho em forma de cartoon de um cowboy, baseado na imagem do ator John Wayne, em frente a um asilo psiquiátrico. Bowie não estava entusiasmado com a capa, então gravou uma nova com a imagem final mostrando Bowie usando um vestido que foi usado como capa para o lançamento no Reino Unido.

Retrospectivamente, o álbum foi elogiado pelos críticos pelo desempenho da banda e pela natureza perturbadora de sua música e letras, com muitos considerando o álbum como o início do "período clássico" de Bowie.

"Rock de guitarra forte e retorcido que parece simples na superfície, mas soa mais distorcido a cada audição. Contos futuristas paranoicos e bizarros permeiam o disco. Musicalmente, não há muito tempo para inovação, mas há um toque perturbador na performance da banda, o que torna o disco um dos melhores álbuns de Bowie", escreveu o crítico Stephen Thomas Erlewine.

 

Comentários