Paul Stephen Thompson é o aniversariante do dia. Nascido no dia 8 de novembro de 1957, Pearl Thompson, anteriormente conhecido como Porl Thompson, foi guitarrista do The Cure. Você confere as faixas do The Cure na programação da FWR.
Thompson foi integrante do Easy Cure, banda precursora do The Cure, mas deixou a banda pois seu estilo não combinava com a abordagem de Robert Smith para a composição.
Thompson tornou-se integrante do The Exotic Pandas e ocasionalmente tocou com The Glove, uma colaboração entre Steven Severin e Robert Smith.
Em 1983, Thompson juntou-se ao The Cure e ajudou a gravar o álbum The Top.
Em 1994 ele tocou com Jimmy Page e Robert Plant durante a turnê Page and Plant de 1995. Thompson também tocou com Babacar.
Ele continuou trabalhando com Robert Plant, juntando-se ao grupo do cantor para o lançamento de 2002, Dreamland.
Thompson juntou-se ao Cure novamente em 2005 para a gravação do álbum 4:13 Dream e para o 4Tour 2007/2008 da banda.
Thompson faz parte da banda Gonjasufi que lançou o álbum Callus em 2016.
Ele e o designer Andy Vella foram os fundadores da Parched Art. A Parched Art produziu muitas das capas dos discos do The Cure. As capas de discos mais reconhecíveis foram principalmente desenhadas, pintadas ou fotografadas por Thompson.
Em 2002, ele também teve uma exposição de pinturas na Cornualha, Reino Unido e Canadá intitulada 100% SKY.
Em março de 2015, a primeira exposição de pinturas de paisagens abstratas de Thompson nos Estados Unidos, a exposição foi intitulada "Through the eyes of birds". O trabalho foi inspirado em desfiladeiros remotos de Malibu e paisagens desérticas.
Embora amigos próximos tenham usado o nome "Pearl" como apelido, o primeiro nome de Thompson foi legalmente alterado para "Pearl" em 2011.