Lou Reed - Transformer - 8 de novembro de 1972
Álbuns / Singles
Publicado em 08/11/2024

No dia 8 de novembro de 1972 era lançado Transformer, segundo álbum solo de Lou Reed. Você confere as faixas de Lou Reed na programação da FWR.

O álbum é considerado um marco influente do glam rock, ancorado pelo single de maior sucesso de Reed, Walk on the Wild Side, que tocou em tópicos então controversos de orientação sexual, identidade de gênero, prostituição e uso de drogas.

Embora o álbum solo de estreia autointitulado de Reed não tenha sido bem-sucedido, Bowie foi um dos primeiros fãs da antiga banda de Reed, The Velvet Underground, e usou sua própria fama para promover Reed, que ainda não havia alcançado o sucesso mainstream.

Bowie nunca deixou de reconhecer suas influências e, uma vez que a decadência boho e a ambiguidade sexual da música do Velvet Underground tiveram um grande impacto no trabalho de Bowie, era apropriado que ele oferecesse a Lou Reed uma ajuda com sua carreira, que ficou parada depois que seu primeiro álbum solo veio e foi embora.

Musicalmente, o trabalho de Reed não tinha muito em comum com a bombástica sonora da cena glam, mas pelo menos era um lugar onde suas excentricidades poderiam encontrar um lar confortável, e em Transformer, Bowie e seu braço direito, Mick Ronson, criaram um novo som para Reed que era melhor (e mais astuto comercialmente) do que o tom ambivalente de seu primeiro álbum solo. Apesar do novo caminho, Reed percebeu e provou que ainda podia escrever sobre o submundo com percepção e respeito.

O som e o estilo de Transformer definiriam de muitas maneiras a carreira de Reed na década de 1970 e, embora o tenha levado a um estilo que se revelou um beco sem saída, você não pode negar que Bowie e Ronson deram a seu herói um novo sopro de vida, e um álbum sólido na barganha.

 

Comentários