Japan - Tin Drum - 13 de novembro de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 13/11/2024

No dia 13 de novembro era lançado Tin Drum, quinto e último álbum de estúdio da banda inglesa Japan. Você confere as faixas do Japan na programação da FWR.

O álbum alcançou a 12ª posição na parada do Reino Unido, e apresentou o top 5 single Ghosts. O disco foi aclamado como o melhor e mais original trabalho da banda.

Crescendo parcialmente a partir de seu sucesso no país que lhe deu o nome, assim como a crescente amizade e afiliação com bandas como Yellow Magic Orchestra, o Japan gravou seu álbum único, desafiador e mais marcante. Tin Drum é um álbum de energia, o canto de Sylvian ainda é a coisa mais decadentemente alegre que existe, mas os arranjos e performances são firmes, completos e ativos. A fusão de funk requintado e uma gama de influências da música asiática, da instrumentação ao tema, combinada com um uso ainda mais amplo de abordagens tecnológicas para criar o dramático.

Para completar, o grupo estava mais popular do que nunca, com Ghosts se tornando um hit Top Ten no Reino Unido. Os ritmos artísticos da dançante The Art of Parties e a especial Visions of China também foram esforços notáveis, com o último apresentando o que deve ser a performance eterna de Karn e Jansen (confira a batida de cair o queixo de Jansen).

Uma obra de arte conceitual, destemidamente ambiciosa, incomum e que desafia a categorização de gênero. Tin Drum apresenta o Japan em sua melhor forma.

Roland Orzabal, da banda Tears for Fears, chamou Tin Drum de "uma obra-prima conceitual absoluta das letras à arte, apenas tudo", e que foi uma influência principal no primeiro álbum do Tears for Fears, The Hurting.

Em 6 de setembro de 2011, a BBC Radio 6 Music concedeu a Tin Drum o prêmio Goldie de melhor álbum de 1981.

 

Comentários