No dia 18 de novembro de 1985, era lançado Psychocandy, álbum de estreia da banda The Jesus and Mary Chain. Você confere as faixas do The Jesus and Mary Chain na programação da FWR.
Seguindo a promessa dos primeiros singles, o Jesus and Mary Chain criou com Psychocandy um movimento que por si só reverberou em tudo, desde o shoegaze ao esnobe britpop e vice-versa.
As melhores faixas foram, sem dúvida, aqueles singles antipop, mas puro pop ao mesmo tempo: Just Like Honey, You Trip Me Up e, mais especialmente, Never Understand.
Desabando como um estrondo de tijolos envoltos em algodão doce e ficando cada vez mais frenético no final, quando não há nada além de uivos e gritos. No entanto, pelo menos em termos de pura violência sônica e caos, a maioria das outras faixas foram muito difíceis de bater, como a bagunça ampla de The Living End (que mais tarde inspirou uma banda e um título de filme) e In a Hole. My Little Underground é na verdade a joia secreta do álbum, com um ótimo começo de guitarra rosnando, uma melodia quase descontraída e um ótimo refrão.
O que os Reids cantam, combinações inteiramente intercambiáveis a respeito de garotas, sexo, drogas, velocidade e tédio em medidas mais ou menos iguais. não é nada comparado à maneira perfeitamente insatisfeita com que esses sentimentos são transmitidos.
O álbum também foi incluído no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer.