No dia 27 de novembro de 1981 era lançado Non-Stop Erotic Cabaret, álbum de estreia da dupla inglesa Soft Cell. Você confere as faixas do Soft Cell na programação da FWR.
Nos Estados Unidos, Soft Cell, a dupla britânica Marc Almond e David Ball, atingiu seu único sucesso, sendo esse o remake clássico de Tainted Love de Gloria Jones, que dominou as discotecas e acabou chegando ao pico Top Ten com seu som pop de sintetizador e vocal lamentoso de Almond em 1981-1982.
No Reino Unido, o duo não só teve uma carreira mais longa, mas também influenciou uma série de artistas semelhantes. Non-Stop Erotic Cabaret, originalmente lançado na Grã-Bretanha no outono de 1981, continha tanto o primeiro sucesso da banda quanto o seguinte, Bedsitter. Um terceiro hit Top Five do Reino Unido, Say Hello Wave Goodbye, emergiu do LP.
Na duração completa do álbum, a preocupação principal do letrista Almond, apenas sugerida em Tainted Love, foi explicada; este foi um álbum temático sobre sexualidade, uma turnê por um distrito da luz vermelha. O ponto foi bem colocado em Sex Dwarf, com seu refrão frequentemente repetido. Canções como Seedy Films, Entertain Me e Secret Life expandiram o assunto. As batidas insistentes tomadas em ritmos de dança constantes e os sons eletrônicos arrepiantes evocados por Ball enfatizaram o fascínio de Almond pelo desvio; quase parecia como se o álbum tivesse sido projetado para ser tocado em bares de topless.
Ouvintes britânicos perceberam a mensagem de Almond e se divertiram com ele, americanos mais puritanos tendiam a desaprovar, o que provavelmente limitava o sucesso de longo prazo do grupo nos Estados Unidos. Mas a música foi inegavelmente influente.
O disco foi incluído no livro de Robert Dimery, 1001 Albums You Must Hear Before You Die.