Shane MacGowan (The Pogues) - † 30 de novembro de 2023
Músicos / Artistas
Publicado em 30/11/2024

Singela homenagem a Shane MacGowan. Nascido no dia 25 de dezembro de 1957, Shane Patrick Lysaght MacGowan ficou conhecido como o vocalista e compositor do Pogues. Ele também foi integrante dos Nipple Erectors e Shane MacGowan and the Popes, além de produzir seu próprio material solo e trabalhar em colaborações com artistas como Kirsty MacColl, Joe Strummer, Nick Cave, Steve Earle, Sinéad O'Connor e Ronnie Drew. Você confere as faixas do The Pogues na programação da FWR.

MacGowan inspirou-se em sua herança irlandesa ao fundar os Pogues e mudou seu estilo punk inicial para um som mais tradicional, influenciado pela sua extensa família.

Entre 1985 e 1987, ele coescreveu o grande sucesso Fairytale of New York, que interpretou com Kirsty MacColl.

Depois que os Pogues expulsaram MacGowan por comportamento não profissional, ele formou uma nova banda, Shane MacGowan and The Popes, gravando dois álbuns de estúdio.

Em 1997, MacGowan apareceu na regravação da faixa Perfect Day do Lou Reed, por vários artistas em prol da Children in Need. Foi o single número um do Reino Unido por três semanas, em dois períodos separados. Vendendo mais de um milhão de cópias. De dezembro de 2003 a maio de 2005, Shane MacGowan e The Popes viajaram extensivamente pelo Reino Unido, Irlanda e Europa.

The Pogues e MacGowan se reuniram para uma turnê esgotada em 2001 e a cada ano de 2004 a 2009 para novas turnês,

Em janeiro de 2018, MacGowan foi homenageado com um concerto de gala para comemorar seu 60º aniversário no National Concert Hall em Dublin, onde recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra pelo presidente irlandês Michael D. Higgins. Ele também ganhou o Prêmio Ivor Novello Inspiration 2018.

No entanto, sua saúde era um problema quase constante. Em 30 de novembro de 2023, MacGowan morreu de pneumonia em Dublin aos 65 anos. Uma calorosa manifestação pública seguiu-se à sua morte e "Fairytale of New York", agora um feriado perene no Reino Unido, subiu novamente nas paradas naquele dezembro.

 

Comentários