Martin Rev é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 18 de dezembro de 1947, Martin Reverby é um músico americano e metade da influente banda de synth punk Suicide. Você confere as faixas do Suicide na programação da FWR.
Ao lado de Alan Vega, Martin Rev inspirou uma legião de músicos, incluindo colegas experimentalistas (Throbbing Gristle, D.A.F.), bandas de synthpop líderes das paradas (Depeche Mode, Soft Cell), artistas de rock mainstream (Bruce Springsteen , Ric Ocasek) e produtores de techno e house (Aphex Twin, Daft Punk). Rev é conhecido pela forma de tocar minimalista e alternadamente brutal e doce que adorna os reverenciados álbuns que ele e Vega lançaram em 1977 e 1980.
O Suicide surgiu junto com a cena glam punk de NY, com uma reputação por suas apresentações agressivas e impactantes. Muitos dos primeiros shows foram no Mercer Arts Center, ao lado de New York Dolls e Eric Emerson and the Magic Tramps.
O primeiro álbum da banda, o clássico e elogiado Suicide (1977), foi lançado pela Red Star Records.
Rev também lançou vários álbuns solo para várias gravadoras, incluindo ROIR e Puu. Seu estilo varia amplamente de lançamento para lançamento, do áspero e abrasivo no wave, Martin Rev, ao pop leve de Strangeworld e o synth rock To Live.
Em 1986, Alan Vega (a outra metade do Suicide) colaborou com Andrew Eldritch, do The Sisters of Mercy, no álbum Gift, lançado sob o nome de The Sisterhood. .
O Suicide lançou seu primeiro álbum, American Supreme, em mais de uma década (2002). As vendas, no entanto, foram moderadas e a recepção da crítica foi mista.
Ele contribuiu para o álbum dos Raveonettes de 2005, Pretty in Black.
Em 2008, enquanto Martin trabalhava no álbum Stigmata, sua esposa Mari morreu. O álbum, dedicado a ela, é forte em imagens religiosas, com a maioria das canções sendo intitulada em latim. Kris Needs chamou o álbum de "uma excursão brilhantemente executada pela música clássica eletrônica moderna".