MENU
David Bowie - Beauty And The Beast - 6 de janeiro de 1977
Publicado em 06/01/2025 09:16
Álbuns / Singles

No dia 6 de janeiro de 1977 era lançado Beauty And The Beast, single do álbum Heroes do David Bowie. Você confere essa e outras faixas do David Bowie na programação da FWR.

Foi lançado como o segundo single do álbum em janeiro de 1978, tornando-se um pequeno sucesso no Reino Unido, alcançando a 39ª posição na UK Singles Chart.

A música, propriamente dita, conta com Robert Fripp na guitarra solo, com tratamentos e trabalho de sintetizador de Brian Eno. Fripp afirmou que seu trabalho com a guitarra na faixa é a primeira tomada logo após a chegada ao estúdio.

A letra foi interpretada como uma retrospectiva das severas oscilações de humor de Bowie durante seu vício em cocaína enquanto morava em Los Angeles de 1975 a 1976. Em outra interpretação, James E. Perone escreveu: "Beauty and the Beast é uma daquelas canções de David Bowie com letras que podem deixar o ouvinte coçando a cabeça e se perguntando o que elas significam. Bowie estabelece um sentimento básico de mal no ar por meio de suas letras impressionistas e não lineares. As referências de Bowie permitem que o ouvinte leia os personagens da Bela e da Fera de duas maneiras possíveis. Ou eles são duas entidades, ou talvez, dois lados de uma única entidade. Em qualquer dos casos, permanece o fato de que o lado negro, que Bowie descreve como inevitável, governa a situação que ele constrói.

O ouvinte deve ter em mente que Bowie criou imagens baseadas na dialética do bem ou mal ao longo de sua carreira: não é exclusividade de Beauty and the Beast. No entanto, é interessante considerar a possível influência de Berlin em Bowie neste ponto de sua carreira. Certamente, a dialética Berlim Oriental, Berlim Ocidental, Comunismo e Democracia se encaixam convenientemente na possível compreensão da música pelo ouvinte".

 

Comentários