No dia 30 de janeiro de 1996 era lançado Filth Pig, sexto álbum da banda Ministry. Você confere as faixas do Ministry na programação da FWR.
Distraído com drogas, prisões e substituindo quase toda a formação do Ministry, Al Jourgensen levou quase quatro anos para completar Filth Pig. Em vez de ser uma obra-prima cuidadosamente construída, o disco é um ataque de ruído de guitarra implacável. E embora Jourgensen mantenha sua promessa de reduzir o número de samplers e sintetizadores usados no álbum, a nova abordagem soa como um recuo para o heavy metal, não um passo corajoso à frente.
Sem a barragem blitzkrieg de samples e ataque metálico limpo, Ministry soa estranhamente castrado, e não ajuda o fato de as canções de Jourgensen não serem nem cativantes nem poderosas. O Psalm 69 pode ter sido muito conciso para os fãs de longa data do Ministry, e teve um impacto. Superficialmente, Filth Pig é mais barulhento, mas não tem energia.
"Todo mundo odiava [Filth Pig]. Além da arte da capa, o humor se foi. o que restava era a miséria. E eu ainda tinha que fazer um tour pela porra da coisa, que ficou para a história como o Sphinctour interminável, intolerável e absolutamente depravada", Al Jourgensen (2013).