Edgard Scandurra (Ira!, Smack, Ultraje a Rigor, As Mercenárias) - 5 de fevereiro de 1962
Publicado em 05/02/2025 17:04
Músicos / Artistas

Edgard Scandurra é o aniversariante do dia. Nascido em 5 de fevereiro de 1962, Edgard José Scandurra Pereira é um cantor, compositor, guitarrista e baterista. Você confere as faixas do Ira!, Smack, Ultraje a Rigor, As Mercenárias e de sua carreia solo na programação da FWR.radio.

Fundador, guitarrista e compositor do Ira!, artista consagrado por seu estilo único, Scandurra é uma unanimidade entre público, crítica e artistas das mais diversas cenas musicais. Foi eleito várias vezes “o melhor guitarrista do Brasil”, até se tornar "hours concours".

Canhoto que não inverte as cordas, começou com 5 anos e nunca mais parou. Aos 15 já liderava a banda punk Subúrbio, que mais tarde virou o Ira!, grupo seminal do rock brasileiro dos anos 80. Ainda naquela década foi baterista das Mercenárias, fez parte e sugeriu o nome da banda Ultraje a Rigor, tocou guitarra no Cabine C e gravou dois discos com o Smack.

Também já fez diversas participações com outras bandas e artistas como Black Future, Kid Abelha, Vange Milliet, Os Paralamas do Sucesso, Vespas Mandarinas, Lobão e Guilherme Arantes. Já participou de 90 discos, sendo oito discos solo ou em parceria, 53 como integrante de outros projetos e bandas e 32 participações e produções.

Em 1989 gravou o primeiro disco solo, Amigos Invisíveis, um mergulho profundo na estética modernista batizada de “tropical mod”; em 1996, lançou o segundo, Benzina. Nessa época, Scandurra já tinha sido fisgado pela música eletrônica, que percorre todas as faixas do álbum.

Gravou a guitarra de diversos álbuns do parceiro Arnaldo Antunes. Relacionado na lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira da revista Rolling Stone, participa ativamente da nova cena musical brasileira, colaborando com Karina Buhr, Barbara Eugenia e Marcelo Jeneci, entre outros.

Em 2009, junto com Arnaldo Antunes, Taciana Barros e Antonio Pinto, lança o projeto Pequeno Cidadão, voltado para o público infantil, com participação dos filhos dos músicos.

Fonte pesquisa: Centro da Terra e Wikipedia.

 

Comentários