Em fevereiro de 1990, era lançado Carved in Sand, o terceiro álbum do The Mission. Você confere as faixas do The Mission na programação da FWR.
Em 1990, o The Mission estava preparado para o grande momento, pelo menos no Reino Unido. "Children" havia sido um sucesso, seguido por menções em todos os jornais de música, e seus próximos passos eram acompanhados (pelo menos em alguns círculos) com expectativa.
Dado que o The Mission não teve problemas reais em fazer o que queria diante da reação crítica, foi um pouco surpreendente que Wayne Hussey tivesse solicitado aos membros de seu fã-clube (também conhecido como os Eskimos) que entrassem e ouvissem as fitas do novo álbum, ajudando assim a banda a criar uma lista de faixas.
O primeiro single, "Butterfly on a Wheel", uma balada um tanto sentimental, foi um sucesso, e parecia que o álbum seria a coroação da banda. E, até certo ponto, foi. A banda se tornaria a atração principal do Glastonbury e ganharia ainda mais atenção da imprensa, e Carved in Sand se tornaria o disco de maior sucesso do The Mission. Mas Carved in Sand é uma obra um pouco estranha. Enquanto os lançamentos anteriores eram (principalmente) centrados liricamente em imagens de fantasia, romance gótico e sexo, Carved in Sand (ocasionalmente) aborda temas mais contemporâneos.
Em resumo, e felizmente, o álbum se encerra bem, e para muitos, ainda é um dos melhores da banda.