No dia 14 de fevereiro de 1983, chegava às lojas "Beat It", single do álbum "Thriller" de Michael Jackson. Você confere essa e outras faixas de Michael Jackson na programação da FWR.
O single foi escrito por Jackson e produzido por ele e Quincy Jones. Jones encorajou Jackson a incluir uma canção de rock no álbum, embora ele nunca tivesse demonstrado interesse no gênero. Jackson disse mais tarde: "Eu queria escrever uma música, o tipo de música que eu compraria se fosse comprar uma canção de rock. Foi assim que me aproximei e queria que as crianças realmente gostassem, tanto as da escola quanto os estudantes universitários".
"Beat It" inclui um solo de guitarra de Eddie Van Halen.
O single alcançou o nº 1 na Billboard Hot 100, onde permaneceu por três semanas. Ele também atingiu o nº 1 na parada de singles da Billboard Hot Black. A Billboard classificou a música como nº 5 em 1983. O single foi certificado 5x Platinum pela Recording Industry Association of America (RIAA). Com mais de 7 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, é um dos singles de maior sucesso de todos os tempos. "Beat It" foi um sucesso nº 1 na Europa, alcançando o topo na Espanha e na Holanda.
O videoclipe de "Beat It", que apresenta Jackson unindo dois gângsteres através do poder da música e da dança, ajudou a transformá-lo em um ícone pop internacional. O single, junto com seu videoclipe, contribuiu para que "Thriller" se tornasse o álbum de maior sucesso de todos os tempos.
"Beat It" recebeu o Grammy Awards de 1984 para Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal de Rock Masculino, além de dois American Music Awards. A Rolling Stone classificou "Beat It" em 344 em sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos. Foi incluído nas 500 músicas do Rock and Roll Hall of Fame que moldaram o Rock and Roll.