Daniel Miller é o aniversariante do dia. Nascido em 14 de fevereiro de 1951, Daniel é um produtor musical, músico e DJ britânico, fundador da Mute Records.
Miller estudou cinema e televisão na University for the Creative Arts de 1969 a 1972, onde se interessou por música feita com sintetizadores. No final da década de 1960, frustrado com a falta de experimentação no rock, passou a se interessar pelo som das bandas alemãs Can, Faust, Neu! e Kraftwerk. Trabalhou como DJ na Suíça antes de retornar à Inglaterra no auge do punk. Mais tarde, ele se interessou pela cena da música eletrônica experimental, o que o inspirou a criar sua própria música.
Usando o dinheiro da edição de filmes e trabalhando muitas horas, comprou um sintetizador Korg 700S e um gravador de fita TEAC de quatro pistas, o que levou à criação da banda The Normal. Ao voltar de uma turnê, Miller encontrou uma pilha de fitas demo na sua porta. Como ele havia fundado o selo para lançar seu próprio 7”, incluiu um endereço na capa, e as pessoas queriam fazer acordos semelhantes em pequena escala com a Mute.
A virada veio quando Miller ouviu uma fita de um artista chamado Fad Gadget. Em 1979, a Mute Records começou a lançar singles de Fad Gadget junto com o seu projeto pessoal The Normal. Ele administrava a gravadora em seu apartamento no noroeste de Londres.
Outra contratação inicial do Mute foi o Silicon Teens, composto por 4 integrantes imaginários: Darryl (Frank Tovey), Jacki, Paul e Diane. As gravações foram realizadas por Miller e Eric Radcliffe, que mais tarde colaboraria em muitos outros lançamentos do Mute. Daniel Miller assinou com uma impressionante variedade de artistas inovadores, incluindo Nick Cave & The Bad Seeds, Depeche Mode e Moby. Sua lista atual inclui Goldfrapp, Erasure, Liars, Can, Laibach, Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire, New Order, HAAi e muitos outros. Miller assegurou que o espírito orientador por trás da lista sempre foi de liberdade artística e exploração criativa.