MENU
The Church - Starfish - 16 de fevereiro de 1988
Publicado em 17/02/2025 17:00
Álbuns / Singles

No dia 16 de fevereiro de 1988, chegava às lojas Starfish, o quinto álbum do The Church. Você confere as faixas do The Church na programação da FWR.

Starfish marcou o merecido avanço da banda nos EUA, impulsionado pela canção Under the Milky Way, que se tornou uma das mais impressionantes e elegantes a alcançar o Top 40. Enquanto Kilbey detalha uma letra de distância emocional e atmosférica, a banda apresenta uma música bela, silenciosa e surpreendentemente bem arranjada. Esse não foi o único destaque em um álbum repleto de boas canções; a faixa inicial, Destination, é uma abertura impactante. O restante do primeiro lado tem sua cota de destaques, como o tom ameaçador de Blood Money e a carga contida e confiante de North, South, East and West.

Willson-Piper inicia o segundo lado com Spark, um rock vigoroso e forte que captura algumas das melhores características do rock dos anos 60, oferecendo uma atualização inteligente. Igualmente forte é Reptile, de Kilbey, com uma linha de guitarra apropriadamente sinuosa e uma batida compensada por teclados estranhamente calmantes. Koppes tem um bom vocal em A New Season, mas as faixas mais impactantes são as outras contribuições de Kilbey: a forte valsa de guitarra de Antenna (com o excelente bandolim convidado de David Lindley) e a poderosa faixa de encerramento, Hotel Womb.

Em resumo, um disco com faixas que variam de muito boas a fantásticas.

Starfish foi o álbum de maior sucesso internacional da banda, conquistando disco de ouro na América, onde vendeu mais de 600.000 cópias. O primeiro single, Under the Milky Way, alcançou o nº 24 na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e o nº 2 na parada Mainstream Rock Tracks, resultando em uma exposição significativa para a banda australiana, que era então relativamente underground.

 

Comentários