No dia 19 de fevereiro de 1991 era lançado Green Mind, quarto álbum do Dinosaur Jr. Você confere as faixas do Dinosaur Jr na programação da FWR.
Em seus primeiros cinco anos como banda, Dinosaur Jr. lançou três discos que revolucionaram o rock underground e logo implodiram. A formação original de três punks da cidade de Amherst tinha uma química quase mágica que sempre oscilou em ser descarrilada pela tensão latente entre o guitarrista/vocalista/compositor principal J Mascis e o baixista Lou Barlow.
Em 1989, Mascis demitiu Barlow amargamente e avançou com sua própria visão para a banda. O quarto álbum Green Mind não seria apenas o primeiro Dinosaur Jr. a gravar sem as linhas de baixo contra-melódicas de Barlow e as contribuições neuróticas de composição, também seria seu primeiro disco em uma grande gravadora. Lançado pela subsidiária da Sire Blanco y Negro no início de 1991,
Green Mind foi mais um álbum solo do Mascis do que o trabalho de uma banda adequada, com o baterista original do Dinosaur, Murph, tocando apenas três músicas e Mascis lidando com quase todos os instrumentos. Onde o caos e a confusão dos primeiros dias foram alimentados pela raiva e frustração da juventude, Green Mind encontrou Mascis sozinho em uma sala discutindo consigo mesmo.
O álbum inaugurou a versão de Dinosaur Jr. que viveria o resto dos anos 90, com a linguagem lírica vagas e cheias de gírias de Mascis tornando-o um maconheiro solitário.
No seu lançamento, muitos pensaram que faltava a força do trio original, mas é um capítulo único na discografia da banda, com algumas das canções mais bem escritas que Mascis faria.
Apropriadamente chamado, Green Mind encontra Mascis encolhendo os ombros e resmungando enquanto acompanha os ouvintes em uma excursão guiada por seus pensamentos chapados e à deriva.