No dia 22 de fevereiro de 1980 era lançado Orchestral Manoeuvres in the Dark, álbum de estreia autointitulado da banda Orchestral Maneuvers in the Dark. Você confere as faixas do OMD na programação da FWR.
O primeiro álbum do OMD ganhou tanta atenção por sua brilhante capa, outro exemplo da maneira de Peter Saville em torno do design, quanto por sua música, e sua música é maravilhosa. Por tudo isso, esta é uma banda jovem que contém uma variedade e uma ambição presente que nunca se excedem.
As influências são perfeitamente claras, mas McCluskey e Humphreys teriam sido as últimas pessoas a negar como Kraftwerk, Sparks e outros avatares do pop pós-guitarra os tocaram. O que é inegavelmente emocionante, porém, é a rapidez com que os dois sintetizaram seu próprio estilo. Orchestral Maneuvers in the Dark é exatamente como a banda que o fez, perfeitamente do seu tempo e transcendendo-o facilmente.
O álbum recebeu críticas favoráveis e foi elogiado pelos músicos do ZZ Top, Vince Clarke do Erasure (ex-compositor do Depeche Mode e Yazoo) entre outros. Aliás, o OMD foi umas das bandas que influenciaram o Depeche Mode em seu início.