Em fevereiro de 1980 era lançado Soldier, quarto álbum do Iggy Pop. Você confere as faixas de Iggy Pop na programação da FWR.
Em 1980, todos os punk rockers da cristandade citavam Iggy Pop como uma influência chave, e Soldier tinha tudo pra confirmar essa maestria. O baixista original do Sex Pistols, Glen Matlock, o guitarrista do Rich Kids, Steve New, Ivan Kral do Patti Smith Group e o ex-tecladista do XTC, Barry Andrews, todos estavam com Iggy em Soldier, mas o resultado dificilmente foi o ataque de rock frontal completo que alguém poderia esperar.
Alegadamente, conflitos entre os produtores James Williamson e David Bowie levaram os dois a abandonar o projeto, e Iggy teria se dado tão mal com Steve New que tirou a maior parte da guitarra principal de New da mixagem (o que explicaria o por quê teclados e violão dominam o álbum).
Enquanto New Values de 1979 mostrou Iggy crescendo como letrista com uma série de músicas difíceis, mas introspectivas, Soldier parece ingênuo em comparação. Mas Iggy está com uma ótima voz o tempo todo, e nas poucas músicas em que a banda pega fogo, como Knocking 'Em Down (In the City) e Loco Mosquito. Ele deixa claro de que seus poderes como artista ainda estavam lá.