No dia 24 de fevereiro de 1997 era lançado Orblivion, quarto álbum do The Orb. Você confere as faixas do The Orb na programação da FWR.
Se o lançamento do The Orb em 1995, Orbus Terrarum, foi uma longa meditação sobre a terra, a sequência da banda em Orblivion surge da lama do ectoplasma primordial para uma visita guiada à face mais paranoica da cultura ocidental do final do século 20. Da Guerra Fria ao discurso pré-milenar do monólogo distorcido e apocalíptico, Orblivion faz pela mania pós-industrial da virada do século o que álbuns anteriores como The Orb's Adventures Beyond the Ultraworld e UFOrb fizeram por alienígenas e discos voadores.
Como o disco anterior, uma mistura efusiva de extensas texturas ambientais, ruídos, percussão tratada e samples humorísticos, Orblivion traz consigo outro ajuste no clima, combinando elementos de downbeat, electro e drum'n'bass denso. Orblivion também evidencia um interesse renovado no pop mais imediatamente envolvente e animado de Perpetual Dawn, e Little Fluffy Clouds.
O Dub ainda é o princípio organizador da música do Orb, entretanto, e qualquer que seja a opinião de alguém sobre o álbum (as reações podem variar de "gênio" a "sem objetivo"), a produção é inegavelmente incrível.
Orblivion vendeu bem na Europa e nos Estados Unidos, alcançando o número dezenove na UK Albums Chart e o número 174 na Billboard 200 dos Estados Unidos, enquanto seu single principal, Toxygene ,se tornou o single de maior sucesso do The Orb, alcançando o número quatro no Reino Unido. A Rolling Stone chamou-o de "um contraste cintilante de caos e eufonia".
Para divulgar o álbum, The Orb embarcou na turnê com Orbital, Meat Beat Manifesto, Underworld, Zion Train e The Chemical Brothers.