Cheap Trick - Cheap Trick - 24 de fevereiro de 1977
Álbuns / Singles
Publicado em 24/02/2025

Em fevereiro de 1977 era lançado Cheap Trick, álbum de estreia da banda Cheap Trick. Você confere as faixas do Cheap Trick na programação da FWR.

A estreia homônima de Cheap Trick é uma fusão explosiva de ganchos melódicos dos Beatles, poder no estilo do Who e um senso de humor distorcido parcialmente emprestado do Move.

O guitarrista Rick Nielsen tem um poderoso senso de dinâmica e arranjos, o que dá um toque extra à música, mas ele também pode escrever canções excepcionalmente melódicas e subversivas.

Nada no Cheap Trick é exatamente o que parece. Embora as canções tenham ganchos e atitudes que faltavam ao rock de arena no final dos anos 70, elas também são informadas por uma sensibilidade bizarra, seja a condução de He's a Whore, a sonhadora Mandocello ou a perversão violenta de Gary Glitter, ELO Kiddies. The Ballad of TV Violence é sobre assassinato em massa, enquanto Daddy Should Have Stayed in High School é sobre pedófilos. Tudo isso é contado com senso de humor, mas não sai tão barato ou sorrisinho por causa do hard rock do grupo e dos vocais de ídolo pop de Robin Zander. Mesmo Oh, Candy, aparentemente uma canção de amor na primeira audição, é uma homenagem comovente a um amigo que cometeu suicídio.

Em suma, o Cheap Trick deleita-se com assuntos tabu com abandono, dedicando-se ao volume absoluto e ao rock & roll angustiante, embora o disco seja mais musicalmente realizado do que o punk rock, ele compartilha a mesma estética.

A combinação de humor fora de forma, assuntos bizarros e power pop feliz fez do Cheap Trick um dos álbuns mais marcantes de sua época, bem como um dos mais influentes.

 

Comentários