No dia 25 de fevereiro de 1977 era lançado Ultravox!, álbum de estreia da banda britânica Ultravox!. Você confere as faixas do Ultravox na programação da FWR.
O Depeche Mode afirmava ser punks com sintetizadores, mas foi o Ultravox! quem primeiro mostrou o tipo de ritmos enérgicos que os teclados podiam criar. O quinteto certamente teve seus antecedentes, Hawkwind, Roxy Music e Kraftwerk, para citar apenas alguns, mas ainda assim foi a grandeza da estreia homônima do grupo em 1977 (cortesia do produtor Eno), envolto em humores devastados e temas líricos de colapso e decadência que transportou o rock dos anos 70 das pastagens inchadas do passado para as distopias futuristas previstas pelo punk.
Contos épicos de alienação, desilusão e desintegração refletiram o holocausto contemporâneo do colapso da Grã-Bretanha, enquanto profetizavam com precisão a dança através do cemitério da sociedade e os cemitérios dos impérios que seriam os anos Thatcher/Reagan.
Sat'day Night in the City of the Dead, Wide Boys, The Wild, The Beautiful and the Damned, Dangerous Rhythm e Slip Away, todas simultaneamente lamentaram e celebraram a destruição da cultura ocidental enquanto se gabavam ousadamente através dos destroços; I Want to Be a Machine e My Sex alertaram e ansiavam pelo triunfo da tecnologia. E foram esses opostos e emoções didáticas que perfuraram o zeitgeist da época e abriram um novo mundo de música sintetizada. Ritmos perigosos, de fato.