No dia 25 de fevereiro de 1994 era lançado March of the Pigs, single do álbum The Downward Spiral do Nine Inch Nails. Você confere essa e outras faixas do NIN na programação da FWR.
Dado que Trent Reznor tinha faixas sensuais de ritmo médio como Closer, Ruiner e Reptile, oferecer March Of The Pigs como uma primeira amostra do disco Downward Spiral foi corajoso e meio insano. Com sua fórmula de compasso ímpar 7/8, ritmo punk raivoso e bizarras quebras de refrão, March era uma faixa incomum para o NIN lançar.
Embora o single fosse incomum, o vídeo era ultrajante. Apresentando uma banda ao vivo com um fundo branco simples e gravado em uma tomada contínua, o vídeo de March é ácido ao toque, fazendo o espectador sentir como se a banda não os quisesse ali. A inclusão de auxiliares de palco enxugando o suor de Reznor e reiniciando o equipamento da banda provavelmente fez os primeiros espectadores se perguntarem se Trent havia enviado o rolo errado para a MTV.
A história por trás do vídeo é ainda melhor: depois de tentar gravar um vídeo mais estilizado, o diretor Peter Christopherson abandonou seu conceito inicial e, em vez disso, pediu a Reznor para fazer uma performance totalmente simplificada da música com a banda ao vivo. A banda tocou a música indefinidamente, até que estivessem exaustos e quisessem acabar de uma vez, e é por isso que todos parecem tão fartos. Ao invés de dublar a gravação de estúdio da música sobre a filmagem, Christopherson decidiu ir com a versão ao vivo, para capturar a urgência e frustração da banda.
March Of The Pigs continua a ser uma das faixas mais marcantes do NIN. Quando os fãs pensam no poder bruto da banda, March é a música que eles procuram. Vinte e sete anos após seu lançamento, a faixa soa tão furiosa como sempre.