Jaz Coleman (Killing Joke) - 26 de fevereiro de 1960
Publicado em 27/02/2025 15:45
Músicos / Artistas

Jaz Coleman é o aniversariante do dia. Nascido no dia 26 de fevereiro de 1960, Jeremy "Jaz" Coleman ganhou destaque no início dos anos 1980 como vocalista e tecladista ocasional do Killing Joke. Você confere as faixas do Killing Joke na programação da FWR.

Jaz Coleman é conhecido por sua voz rouca única e intensa presença de palco. Bill Janovitz, redator do site Allmusic, descreveu a presença de palco e voz de Coleman como "quase sempre plena em sua abordagem, com um rosnado aterrorizante de um timbre que é semelhante à de Lemmy do Motörhead".

Na primeira parte de sua carreira, Coleman também tocou sintetizador enquanto cantava, adicionando sons atonais eletrônicos para criar uma atmosfera perturbadora em sua música. Além disso, Coleman compôs peças orquestrais e trilhas sonoras.

O Killing Joke influenciou várias bandas como Nirvana, Foo Fighters, Jane's Addiction, My Bloody Valentine, Faith No More, Nine Inch Nails, Tool, Godflesh, Soundgarden, Metallica e Marilyn Manson. James Hetfield escolheu Coleman como um de seus vocalistas favoritos.

Em novembro de 2010, a banda recebeu o "Innovator Award" no Classic Rock Roll of Honor; o prêmio foi entregue ao Killing Joke pelo admirador e amigo Jimmy Page do Led Zeppelin, que afirmou: "Eu volto muito no tempo com Jaz Coleman e banda. Eu costumava vê-los ao vivo, uma banda que realmente me impressionou".

Em 2006, Coleman escreveu um livro sobre permacultura, energia livre, liberdade e indivíduos que amam a liberdade. Intitulado Letters from Cythera, foi lançado no início de 2014 e descrito por Coleman como uma visão geral de "como as ciências ocultas moldaram minha perspectiva filosófica expondo meu sistema preferido para um renascimento personalizado (a super síntese)". Coleman afirmou que o livro foi escrito entre 2007 e 2008.

Comentários