No dia 28 de fevereiro de 1983 era lançado War, terceiro álbum do U2. Você confere as faixas do U2 na programação da FWR.
Abrindo com o protesto inflamado de Sunday Bloody Sunday, War imediatamente se anuncia como o álbum mais focado e mais pesado do U2 até hoje. Soprando as indulgências difusas e sonoras de October com ritmos propulsivos e marciais e fragmentos de guitarra, War se eriça de raiva, desespero e, acima de tudo, paixão.
Anteriormente, as tentativas de mensagens de Bono pareciam arrogantes, mas sua visão se tornou notavelmente clara neste álbum, já que seus hinos (New Year's Day, 40, Seconds) são equilibrados por canções de amor surpreendentemente emocionais (Two Hearts Beat as One), que são tão desesperadas e suplicantes quanto seus protestos.
Bono realiza a difícil tarefa de tornar o som universal pessoal, e a banda o ajuda trazendo as canções para casa com performances musculares e vigorosas que revelam suas texturas variadas e expressivas em repetidas audições.
O U2 sempre almejou a grandeza, mas War foi a primeira vez que a banda alcançou. War foi um sucesso comercial para a banda, tirando Thriller de Michael Jackson do topo das paradas do Reino Unido para se tornar o primeiro álbum número um da banda. Alcançou a 12ª posição nos Estados Unidos e se tornou o primeiro álbum com disco de ouro da banda por lá.