No dia 18 de março de 1985 era lançado Everybody Wants To Rule The World, single do álbum Songs from the Big Chair do Tears for Fears. Você confere essa e outras faixas do Tears for Fears na programação da FWR.
Everybody Want to Rule the World é uma canção synthpop com uma letra que detalha o desejo dos humanos por controle e poder com a corrupção como tema central.
Os críticos elogiaram Everybody Want to Rule the World em suas análises retrospectivas, com alguns incluindo a canção em suas respectivas listas da década. É considerada uma das canções mais marcantes do grupo, junto com Shout (1984). Obteve sucesso nas paradas internacionais, chegando ao segundo lugar na Irlanda, Austrália e no Reino Unido e em número um no Canadá, Nova Zelândia e na Billboard Hot 100 dos EUA. O single foi certificado ouro pela Music Canada (MC) e Indústria Fonográfica Britânica (BPI).
Nigel Dick dirigiu o videoclipe, que recebeu promoção da MTV. Ele mostra o baixista Curt Smith ( vocalista) dirigindo um carro esporte antigo Austin-Healey 3000 pelo sul da Califórnia, intercalado com fotos da banda tocando a música em um estúdio.
Em 1986, a música ganhou o prêmio de melhor single no Brit Awards.
A cantora neozelandesa Lorde gravou uma cover da música, que foi incluída na trilha sonora do filme The Hunger Games: Catching Fire (2013).
Stanton Swihart da AllMusic expressou em sua revisão retrospectiva que a banda "capturou perfeitamente o espírito da época de meados dos anos 80, ao mesmo tempo que conseguiu criar um clássico pop sonhador e atemporal".