Iggy Pop - The Idiot - 18 de março de 1977
Publicado em 19/03/2025 00:17
Álbuns / Singles

No dia 18 de março de 1977 era lançado The Idiot, álbum solo de estreia de Iggy Pop. Você confere as faixas do Iggy Pop na programação da FWR.

Em 1976, os Stooges haviam desaparecido por dois anos, e Iggy Pop havia desenvolvido uma notória reputação como um dos mais espetaculares casos perdidos do rock & roll.

Depois de uma estadia auto imposta em um hospital psiquiátrico, um Iggy significativamente mais funcional estava desesperado para provar que poderia manter uma carreira, e ele teve outra chance com seu aliado de longa data, David Bowie. Bowie coescreveu um lote de novas canções com Iggy, montou uma banda e produziu The Idiot, que levou Iggy em uma nova direção decididamente diferente do proto-punk movido a guitarra dos Stooges.

A nova música de Iggy era cerebral e voltada para dentro, estava em uma forma mais moderada do que com os Stooges, com sua voz afundando em um barítono cansado do mundo que era um contraste decidido ao grito áspero e desafiador ouvido em Search and Destroy.

Iggy estava explorando um novo território como letrista, e suas canções em The Idiot são autor referenciais e poéticas de uma forma que seu trabalho raramente tinha sido no passado; na maior parte, os resultados são impressionantes, especialmente Dum Dum Boys, uma homenagem aos dias de glória de sua antiga banda, e Nightclubbing, um apelo às alegrias da decadência.

The Idiot apresentou ao mundo um Iggy Pop muito diferente, e se os resultados surpreenderam alguém que esperava uma repetição do ataque de Raw Power, também deixou claro que Iggy era mais velho, mais sábio e ainda tinha muito a dizer; é um trabalho imperfeito, mas poderoso e emocionalmente absorvente.

 

Comentários