No dia 20 de março de 1989 era lançado Monkey Gone to Heaven, single do álbum Doolittle do Pixies. Você confere essa e outras faixas do Pixies na programação da FWR.
A música foi escrita e cantada pelo vocalista Black Francis e produzida por Gil Norton. Fazendo referência ao ambientalismo e à numerologia bíblica, a letra da música reflete temas que foram explorados em Doolittle. Francis posteriormente expandiu o significado da letra em uma entrevista à Alternative Press, dizendo: "É uma referência do que eu entendo como numerologia hebraica, e eu não sei muito sobre isso ou nada disso. Eu apenas me lembro de alguém me contando sobre o suposto fato de que na língua hebraica, especialmente na Bíblia, você pode encontrar muitas referências ao homem na 5ª e Satanás na 6ª e Deus na 7ª. [...] Eu não fui para a biblioteca para estudar sobre".
Monkey Gone to Heaven foi a primeira canção dos Pixies a apresentar músicos convidados: dois violoncelistas, Arthur Fiacco e Ann Rorich, e dois violinistas, Karen Karlsrud e Corine Metter.
A banda assinou com a Elektra Records no final de 1988, então, o single Monkey Gone to Heaven foi seu primeiro lançamento nos Estados Unidos e em uma grande gravadora.
David Fricke, da Rolling Stone, escreveu que Monkey Gone to Heaven era "uma meditação corrosiva e convincente".
Nos anos desde seu lançamento, a canção recebeu vários elogios de publicações musicais.