Em março de 1982 era lançado Pale Shelter, single da banda britânica Tears for Fears. Você confere as faixas do Tears for Fears na programação da FWR.
Escrito por Roland Orzabal e cantado pelo baixista Curt Smith, foi originalmente o segundo single da banda lançado no início de 1982. A versão original da música, intitulada Pale Shelter (You Don't Give Me Love), não obteve sucesso nas paradas na época de seu lançamento original no Reino Unido. No entanto, mais tarde, ele se tornaria um hit top 20 no Canadá e se tornaria um hit 75 quando foi relançado no Reino Unido em 1985.
A versão geralmente mais conhecida foi uma regravação de 1983. Esta versão se tornou o terceiro hit no Top 5 do Reino Unido retirado do LP de estreia do Tears for Fears, The Hurting (1983), chegando ao número 5. Como com os dois singles anteriores, a música também alcançou o top 40 em vários outros países.
Pale Shelter foi selecionada em um esforço para soar mais comercial, como David Lord estava ocupado gravando o quarto álbum de Peter Gabriel, Mike Howlett foi contratado para produzir. Desentendimentos artísticos entre a dupla e Howlett (especificamente em relação ao uso excessivo de bateria) fizeram com que este fosse seu único trabalho com Tears for Fears. Como Curt Smith observou mais tarde, "Mike era muito comercial para nós. Não acho que sentimos que estávamos aprendendo alguma coisa e não somos bons em ser empurrados em uma direção que não queremos ir".
A canção foi finalmente regravada por Chris Hughes e Ross Cullum para o álbum de estreia da banda em 1983, The Hurting.
Roland Orzabal disse sobre a letra:
"É uma espécie de canção de amor, embora se refira mais aos pais do que a uma garota".