No dia 29 de março de 1993 era lançado The Love of Hopeless Causes, sexto álbum da banda New Model Army. Você confere as faixas do New Model Army na programação da FWR.
O primeiro (e último) álbum da banda pela Epic Records foi alimentado pelos temas familiares do New Model Army, um mundo fora de controle, a esperança e o desespero da mudança inevitável e a fúria dos despossuídos, todos tratados com o vitríolo habitual, ainda assim, uma corrente oculta puxa o ouvinte.
As letras de Justin Sullivan são ainda mais pessoais e diretas; em vez de meramente observar e comentar, ele parece estar pesquisando neste álbum. Esse conjunto de músicas atraiu mais atenção nos EUA a partir da inclusão de instruções (disponíveis gratuitamente na Internet) para fazer uma bomba nuclear com o primeiro single, Here Comes the War.
White Light é um grande exemplo das crenças tribais que a banda teve o orgulho de apresentar, que de certa forma é uma canção irmã de White Coats e I Love the World do álbum Thunder and Consolation.
Liricamente potente, o álbum é uma progressão com um coração populista, sem sacrificar a intensidade que era a marca registrada da banda. As raízes do punk são evidentes na ferocidade emocional dos sentimentos, mas o núcleo do álbum musicalmente é mais folk e hard rock melódico do que nos trabalhos anteriores.
O álbum alcançou a posição 22 na parada de álbuns do Reino Unido em abril de 1993.