No dia 31 de março de 1986 era lançado Parade, oitavo álbum do Prince e o quarto e último álbum com a banda The Revolution. Você confere as faixas de Prince na programação da FWR.
Destemido pelas críticas recebidas em Around the World in a Day, Prince continuou a perseguir suas inclinações psicodélicas em Parade, que também funcionou como trilha sonora de seu segundo filme, Under the Cherry Moon. Originalmente concebido como um álbum duplo, Parade tem a sensação ampla de um álbum duplo, mesmo que gire em torno de 45 minutos. Prince & the Revolution mudam o clima musical e as texturas de uma música para outra, veja como a psicodelia vibrante de Christopher Tracy's Parade dá lugar ao funk jazzy de New Position, que se transforma na chapada I Wonder U, e eles estão determinados a não jogar pelo seguro, mesmo no funk pesado de Girls and Boys e Mountains, bem como na impressionante Kiss, que bate forte apenas com uma guitarra seca, teclado, drum machine e vocais em camadas.
Todas as aventuras musicais do grupo, até mesmo o cabaré-pop de Venus de Milo e Do U Lie? não fazem nada para minar o melodismo do disco, e a quantidade de terreno que eles cobrem em 12 canções é verdadeiramente notável.
Para alguns gostos, também pode ser um pouco liricamente enigmático, mas as estranhas metáforas religiosas e sexuais de Prince se desenvolvem em um motivo que realmente dá peso ao álbum. Se tivesse sido expandido para um álbum duplo, Parade teria se igualado ao Sign 'o' the Times subsequente, mas do jeito que está, é ainda um disco recompensador.
Parade foi lançado com aclamação da crítica musical. Kiss alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Parade foi certificado como Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em junho de 1986.