Em março de 1982 era lançado The Plateau Phase, primeiro álbum do Crispy Ambulance. Você confere as faixas de Crispy Ambulance na programação da FWR.
O único álbum de estúdio que o Crispy Ambulance lançou ao longo de sua carreira, The Plateau Phase teve o objetivo de se destacar como um álbum de rock experimental e atingiu seu objetivo com estilo e poder. Com dicas para todos, do Pink Floyd do início dos anos 70, Krautrock e aos mestres Throbbing Gristle, The Plateau Phase não é uma obra-prima completa, mas chega muito perto.
As comparações na época do lançamento do Joy Division resultaram da associação da gravadora, como vocalista, Alan Hempsall tinha um tom mais leve do que Ian Curtis, enquanto o baixo de Keith Darbyshire dificilmente estava tentando clonar a onda inimitável de Peter Hook. No entanto, Plateau Phase é certamente uma experiência sombria e temperamental, e Chris Nagle revelou-se tão crucial para criar um clima sonoro para os Crispies quanto Martin Hannett fez para o Joy Division. Dadas as influências semelhantes, a melhor banda contemporânea para fazer comparações seria Public Image Ltd., mas com muito menos dub e mais melancolia geral.
A mixagem costuma ser densa, ecoante e discreta, apenas surgindo para respirar com alguns instrumentos às vezes, se é que entra. Chame de gótico se quiser, mas há mais coisas acontecendo aqui do que travessuras inspiradas na Batcaverna.