MENU
Thomas Dolby - Aliens Ate My Buick - 13 de abril de 1988
Publicado em 14/04/2025 16:23
Álbuns / Singles

No dia 13 de abril de 1988 era lançado Aliens Ate My Buick, terceiro álbum de Thomas Dolby. Você confere as faixas do Thomas Dolby na programação da FWR.

De muitas maneiras, Aliens é a reação de Dolby ao trabalho de George Clinton e Prince. Mas também é uma visão bastante rígida da cultura americana com detalhes locais cafonas: alertas de poluição, estofamento de couro rosa e placas estranhas.

Uma sequência muito corajosa coloca The Key To Her Ferrari bem no início do álbum. Um swinger de jazz/B-Movie com um toque rock'n'roll dos anos 50, com muitas coisas faladas e alguns vocais femininos de harmonia estreita e brilhante, é tudo muito estranho, mas a banda toca fantasticamente e todos soam como se estivessem se divertindo.

A mistura delirante de funk e pop do single inicial Airhead é irresistível. O Sr. Clinton contribui com o divertido e descolado Hot Sauce que reúne uma quantidade incrível de coisas boas em seus cinco minutos, incluindo um prelúdio de Spaghetti Western, uma referência a Candy de Cameo, um toque de salsa e até mesmo uma matadora pausa para piano ao estilo James Brown. O mesmo em May The Cube Be With You, com Clinton e Lene Lovich nos vocais de apoio.

Mas os tesouros são encontrados principalmente nos momentos mais introspectivos e menos enigmáticos. My Brain Is Like A Sieve facilmente transcende seu título e arranjo para se tornar uma música pop soberba e bastante pessimista. The Ability To Swing é uma faixa arrebatadora de funk/jazz, com uma excelente letra.

O sucesso moderado do álbum provavelmente não foi uma surpresa, estava totalmente fora de sincronia com qualquer coisa no pop britânico ou americano.

E não vamos esquecer a brilhante arte da capa de Steve Vance e Leslie Burke.

 

Comentários