Robert Smith é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 21 de abril de 1959, Robert James Smith é o vocalista, guitarrista, compositor principal e único integrante contínuo da banda The Cure. Você confere as faixas do The Cure na programação da FWR.
Em 1976, o The Easy Cure foi formado por Robert Smith, Michael Dempsey, Lol Tolhurst e Porl Thompson. Em 1978 Smith retirou Easy do nome e Porl Thompson saiu devido a discussões e por não aprovar a decisão já que o nome antigo era ideia dele.
Em 1979, Killing an Arab foi lançado e logo seguido pelo álbum de estreia, Three Imaginary Boys.
Em 1980, a banda produziu o álbum dark e minimalista Seventeen Seconds com o primeiro single cult clássico da banda, A Forest.
Em algumas datas na turnê Join Hands da Siouxsie and the Banshees, devido a saída repentina do guitarrista John McKay, Smith assumiu a guitarra.
1981 viu o lançamento do álbum Faith, um tanto fúnebre mas encantador, e 1982 a produção do quarto álbum, o impactante Pornography.
A partir de maio de 1983, Smith e Severin começaram a gravação do álbum Blue Sunshine do projeto The Glove. A então namorada de Budgie, Jeanette Landray, a vocalista e o disco foi lançado no mesmo ano.
O álbum de 1985 foi The Head On The Door, que lançou uma turnê massiva, pela primeira vez incluindo os EUA.
Em 1987 o The Cure lançou o álbum duplo Kiss Me Kiss Me Kiss Me.
Em 1989, o The Cure lançou o aclamado álbum Disintegration.
Entre as várias colaborações em 2015, Smith contribuiu com os vocais para a música Please de Paul Hartnoll do Orbital. Em 2020, Smith apareceu na música "Strange Timez" do Gorillaz, e também apareceu na animação do videoclipe.
O 14º álbum do The Cure, Songs of a Lost World (2024), foi o primeiro lançamento de material totalmente novo em 16 anos e recebeu grande aclamação, liderando as paradas em vários países (incluindo o Reino Unido, seu primeiro álbum número um no país desde 1992) e se tornando um dos álbuns de maior sucesso do ano.