Björk é a nossa ilustre aniversariante do dia. Nascida no dia 21 de novembro de 1965, Björk Guðmundsdóttir é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz e DJ islandesa. Você confere as faixas da Björk e Sugarcubes na programação da FWR.
Uma artista visionária que combina elementos vanguardistas com o pop, Björk faz música que é tão inovadora quanto emocional. Quando lançou sua carreira solo, trocou o post punk/art rock de seu antigo grupo, o The Sugarcubes, pela música mais experimental, trabalhando com alguns dos maiores nomes do gênero, incluindo Nellee Hooper, Underworld e Tricky.
Começou sua carreira musical aos 11 anos e ganhou reconhecimento internacional como vocalista do Sugarcubes. Após a separação da banda (1992) embarcou na carreira solo, ganhando destaque com Debut (1993), Post (1995), Homogenic (1997) e Vespertine (2001).
Vários de seus álbuns alcançaram o top 20 na parada US Billboard 200, com vendas de discos em torno de 40 milhões em todo o mundo. Teve 31 singles no top 40 nas paradas pop em todo o mundo, com 22 top 40 hits só no Reino Unido.
Seus prêmios e indicações incluem o Order of the Falcon, 5 BRIT Awards e 15 indicações ao Grammy. Em 2015 foi incluída na lista da Time das 100 pessoas mais influentes do mundo. Björk ficou em 60º e 81º lugar na lista dos 100 maiores cantores e compositores da Rolling Stone.
Além de sua carreira musical, Björk estrelou o filme de Lars von Trier de 2000, Dancer in the Dark (Dançando no Escuro), ganhando o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 2000, e foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original por I've Seen It All.
Uma exposição em grande escala dedicada a Björk foi realizada no MAM de Nova York em 2015.
Björk disse certa vez: "Se eu dissesse quem me influenciou mais, eu citaria nomes como Stockhausen, Kraftwerk, Brian Eno e Mark Bell". Alguns cantores e compositores que Björk elogia incluem Abida Parveen, Chaka Khan, Joni Mitchell e Kate Bush, sendo esta última uma influência definitiva em sua carreira.