The Human League - Don’t You Want Me - 27 de novembro de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 27/11/2023

No dia 27 de novembro de 1981 era lançado Don’t You Want Me, single do álbum Dare do The Human League. Você confere o The Human League na programação da FWR.

A canção mais conhecida e comercialmente bem-sucedida da banda, foi a número um no Reino Unido, onde já vendeu mais de 1.560.000 cópias, tornando-se o 23º single de maior sucesso na história da UK Singles Chart. Ele chegou ao topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, onde permaneceu por três semanas.

Embora a música tenha sido concebida para um solo masculino, Oakey decidiu transformá-la em um dueto conflitante com uma das duas vocalistas da banda. Susan Sulley foi então convidada a assumir o papel. Até então, ela e Joanne Catherall haviam recebido apenas backing vocals; Sulley diz que foi escolhida por sorteio.

Versões iniciais da música foram gravadas, mas o produtor nomeado pela Virgin Records, Martin Rushent, não aprovou. Ele e Callis remixaram a faixa, dando-lhe um som mais suave. Oakey odiou a nova versão e pensou que seria a faixa mais fraca de Dare, resultando em uma de suas brigas com Rushent. Oakey detestou tanto que foi relegado para a última faixa do lado dois do álbum.

Com um álbum e três singles de sucesso consecutivos, o executivo-chefe da Virgin decidiu lançar mais um single. Sua escolha, Don't You Want Me, imediatamente causou uma briga com Oakey, que não queria que outro single fosse lançado, ainda mais sendo essa a faixa escolhida. A Virgin insistiu que um quarto single seria lançado e Oakey finalmente concordou com a condição de que um grande pôster acompanhasse o single.

O The Human League costumava adicionar referências crípticas às suas produções e a capa do disco de "Don't You Want Me" trazia o sufixo "100". Era uma referência ao The 100 Club, um restaurante/bar em Sheffield.

 

Comentários