Em dezembro de 1979 era lançado 20 Jazz Funk Greats, terceiro álbum de estúdio do Throbbing Gristle. Você confere as faixas do Throbbing Gristle na programação da FWR.
Lançado no final da década de 1970, o terceiro álbum oficial de Throbbing Gristle encontrou o pioneiro grupo industrial dando um grande salto em direção à acessibilidade. Esse movimento não foi totalmente sem precedentes, já que o single United de 1978 foi uma fatia inspiradora do techno pop utópico e, eventualmente, se tornou um dos discos de maior sucesso da banda.
Tirando muito do barulho e niilismo de seus trabalhos anteriores, o álbum explorou o ritmo e a melodia de forma mais completa, flertando com elementos da disco, new wave, e, sim, jazz e funk, mas não como tinham sido ouvidos antes.
A infame capa do álbum apresentou o quarteto como gente simpática e amigável, sorrindo (exceto Genesis P-Orridge) e posando em um campo de flores em um dia agradável e ensolarado. É claro que as coisas não são tão inocentes quanto parecem, já que os quatro indivíduos estão em Beachy Head, um penhasco na costa sul da Inglaterra que é famoso por sua taxa de suicídio (Além disso, algumas impressões do álbum mostravam um cadáver nu deitado na frente do grupo.)
A música em si é sinistra e desconcertante como a maioria do catálogo do grupo, mas significativamente mais convidativa. O álbum provavelmente sempre será mais conhecido por Hot on the Heels of Love, uma faixa inebriante que une a obsessão exótica do grupo a uma batida disco minimalista.
Completamente empolgante e incomensuravelmente influente, 20 Jazz Funk Greats é facilmente a maior conquista do Throbbing Gristle e um dos destaques da era post punk.