Em dezembro de 2004 era lançado I Have Forgiven Jesus, single do álbum You Are the Quarry do Morrissey. Você confere essa e outras faixas do Morrissey na programação da FWR.
A música conta a história de uma criança que se desilude com a religião por causa de sua incapacidade de lidar com seus próprios desejos. O título se refere à culpa do personagem e ao subsequente perdão a Jesus Cristo por criá-lo como uma criatura adorável que não tem chance de expressar seu amor.
Descrita como confessional e sarcástica, a canção foi interpretada como uma crítica blasfema da religião e uma forma ambivalente de Morrissey descrever sua própria religiosidade.
A música foi lançada em dezembro de 2004 como o quarto single de You Are the Quarry; seu lançamento foi precedido em novembro de 2004 por um videoclipe em que Morrissey desempenha o papel de um padre. Essa performance aumentou a polêmica em torno da faixa, que recebeu críticas polarizadas; alguns críticos o descreveram como um lançamento "lamentável" e outros o classificaram entre as melhores canções do álbum e da carreira do cantor.
Apesar de não ter sido reproduzido pela BBC Radio 1, uma das estações de rádio mais populares do Reino Unido, o single alcançou a décima posição no UK Singles Chart e liderou o UK Independent Singles Chart. Isso fez da faixa seu quarto hit entre os dez primeiros do ano, algo que ele nunca havia alcançado antes.
Morrissey não gostou de sua educação, tendo-se descrito em 1989 como "um católico gravemente falho depois de ser forçado a ir à igreja e nunca entender o porquê e nunca gostar disso, ver tantas coisas negativas e perceber que de alguma forma não era para ele".
A música permaneceu significativa na carreira de Morrissey, sendo incluída em suas turnês de 2004, 2006 e 2014.