Boris Blank (Yello) - 15 de janeiro de 1952
Músicos / Artistas
Publicado em 15/01/2024

Boris Blank é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 15 de janeiro de 1952, Boris Blank é um artista e músico suíço conhecido por seu trabalho com Dieter Meier no duo Yello. Você confere as faixas do Yello na programação da FWR.

Quando criança, ele se interessou muito por música, mas nunca teve nenhum treinamento formal, mas sempre se interessou em produzir novos sons e samples. Blank começou a experimentar loops de fita e efeitos de eco quando adolescente. Ele gravou sons da água em um balde e tocou sons em uma flauta de bambu feita em casa. Foi neste período que conheceu Carlos Perón.

A banda foi formada por Boris Blank (teclados, samples, percussão, backing vocals) e Carlos Perón (fitas e efeitos) no final dos anos 1970. Dieter Meier (vocais, letras), foi convidado quando os dois fundadores perceberam que precisavam de um vocalista. O nome da banda, Yello, foi escolhido como um neologismo com base em um comentário feito por Meier, "a yelled Hello".

O primeiro lançamento do Yello foi o single I.T. Splash de 1979. O LP Solid Pleasure, apresenta a versão curta original de Bostich (ampliado para um single dance de sucesso em 1981), foi lançado em novembro de 1980.

Blank também compõe e produz música solo, sob o nome de Avant Garden, que se destina estritamente ao licenciamento para a indústria de produção de cinema e TV.

Em 1995, um álbum de remix tributo, Hands on Yello, foi lançado com remixes de Moby, The Orb, Carl Craig, Carl Cox, The Grid e WestBam.

Um documentário sobre Yello, Electro Pop Made in Switzerland, dirigido por Anka Schmid, foi lançado em Zurique em setembro de 2005.

Em agosto os suiços lançaram Point, seu mais novo álbum.

 

Comentários