Andy Rourke (The Smiths) - 17 de janeiro de 1964
Músicos / Artistas
Publicado em 17/01/2024

Singela homenagem a Andy Rourke. Nascido no dia 17 de janeiro de 1964, Andrew Michael Rourke foi o baixista do The Smiths.

Você confere as faixas de todas as bandas de Andy Rourke na programação da FWR.

Aos 11 anos, ele fez amizade com o jovem John Maher (que logo se tornaria Johnny Marr), com quem compartilhava o interesse pela música.

Marr mais tarde se juntou a Morrissey para formar os Smiths. Rourke se juntou à banda após seu primeiro show e permaneceu durante a maior parte de sua existência.

Com a separação do The Smiths em 1987, Rourke e Mike Joyce foram tocar com Sinéad O'Connor no álbum I Do Not Want What I Haven't Got (1990).

Junto com Craig Gannon, eles forneceram a seção rítmica de alguns singles do Morrissey entre 89 e 90.

Rourke também tocou e gravou com os Pretenders, Killing Joke, Badly Drawn Boy, Aziz Ibrahim e com o Moondog One, com Paul "Bonehead", Mike Joyce e Craig Gannon.

Em 1996, Rourke e Mike Joyce iniciaram processos contra Morrissey e Marr pelos royalties. Rourke fez um acordo fora do tribunal. Depois de gastar o dinheiro do acordo foi declarado falido após uma petição da Receita Federal em 1999.

Na manhã de 19 de maio de 2023, aos 59 anos, Rourke faleceu depois de uma longa batalha contra o câncer de pâncreas no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na cidade de Nova York.

Todos os três ex-companheiros dos Smiths prestaram homenagem a ele, com Morrissey escrevendo: "Ele nunca conheceu seu próprio poder, e nada do que ele tocou foi tocado por outra pessoa. Sua distinção era tão incrível e pouco convencional e ele provou que isso poderia ser feito... Suponho que, no final de tudo, nós fomos valorizados. Andy não precisa se preocupar com isso.", e Marr descrevendo Rourke como uma "bela alma por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso para os fãs de música. Éramos melhores amigos, íamos a todos os lugares juntos [...] Quando tínhamos quinze anos, me mudei para a casa dele junto com os seus três irmãos e logo percebi que meu companheiro era uma daquelas raras pessoas que são amadas por todos que o conhecem."

 

Comentários