No dia 20 de janeiro 1984 era lançado The Killing Moon, single do álbum Ocean Rain do Echo and the Bunnymen. Você confere essa e outras faixas do Echo na programação da FWR.
The Killing Moon é um dos maiores sucessos da banda, alcançando o nº 9 no UK Singles Chart, e frequentemente citada como a melhor música do Echo. Ian McCulloch disse: "Quando eu canto The Killing Moon, eu sei que não existe uma banda no mundo que tenha uma música perto disso". Em uma revisão retrospectiva da música, o jornalista da Allmusic Stewart Mason escreveu: "O uso inteligente das cordas amplifica a elegância da melodia, trazendo uma riqueza musical e um senso de dignidade silenciosa à ela".
De acordo com o encarte do box Crystal Days, Ian McCulloch acordou uma manhã com a frase "o destino está contra a sua vontade" em mente. Em uma entrevista de 2015, McCulloch disse: "Eu amo (a música) ainda mais porque não me debrucei sobre ela por dias a fio. Certa manhã, sentei-me na cama com esta frase na cabeça: "contra a sua vontade/Através do denso e do tênue/Ele vai esperar até que você se entregue", você não sonha com coisas assim e se lembra. É por isso que sempre creditei metade da letra a Deus. Isso nunca aconteceu antes ou depois". McCulloch atribuiu o uso de imagens astronômicas na música a um interesse da infância pelo espaço.
Os acordes da música foram baseados em Space Oddity de David Bowie, tocada ao contrário. O arranjo da música foi parcialmente inspirado pela música balalaika que Les Pattinson e Will Sergeant ouviram na Rússia.
The Killing Moon foi apresentado em filmes como Donnie Darko, Gia, The Girl Next Door e Grosse Pointe Blank. Os artistas que fizeram as versões da música incluem Pavement, Nouvelle Vague, Grant-Lee Phillips, Katie Griffin, The Distants e A-ha.